19 outubro 2016

O "para sempre" é você quem determina - Por Marcely Pieroni


Ela se decepcionou. Apostou suas fichas, entregou seu coração de bandeja e ficou com a cara no chão. Não é que não tenha dado certo, deu, mas por um espaço de tempo diferente do "para sempre" que ela almejava. 
Você pode se importar, fazer das tripas coração, pode se empenhar em mudar o itinerário, trocar os hábitos e até aprender a comer o que não gosta. Se tiver que dar errado, vai dar e pronto. E antes que você embarque no faz de conta, tira da sua cabeça a ideia absurda de vender a própria identidade para se adequar na idealização maluca de quem se reveste para não lidar com a realidade. 

Quem gosta, aceita o pacote inteiro. Dramas, paranoias, manias esquisitas e até os defeitos. Porque quando a gente gosta de verdade, a gente enxerga no outro o melhor que ele constrói e nos permite ter. Ele pode ser insuportavelmente ranzinza, mas é daqueles que não te deixa desistir e quando tudo parece perdido, te ensina enxergar um atalho e salva o seu dia. São trocas. Cumplicidade que aproxima e agrega. Você vê de um mesmo ponto diversas possibilidades porque cada um com seu jeito se concentra numa determinada prioridade. 

Relacionamento é troca. Não é um jogo. Não dá pra obrigar o outro permanecer quando a afinidade foi embora e a sensação de boa companhia foi transformada num único nó que sufoca a garganta. As coisas mudam e o amor também se transforma. Vez em quando se desgasta. E você não tem culpa. Não tem como prever. A história não segue o protocolo dos contos de fadas onde os dois obrigatoriamente devem ser felizes pra sempre. Tanto imprevisto acontece. Desencontro. Situação mal resolvida que foi o estopim do que ainda havia de respeito. Os gostos descombinam, os sonhos não se encaixam e aquela vontade de pintar o outro em todos os dias da sua vida desbota com os vacilos, com a rotina que afasta e com a ausência de diálogo. O silêncio enlouquece. Avisa que a validade expirou e que a qualquer momento o outro vai sair com a mala pronta. 

Mas isso também não quer dizer que não haverão memórias. Que não haverão saudades repentinas. Quem divide o chão com você não desaparece do seu livro da vida. É página que armazena loucuras e situações bonitas de um sorriso que valeu mais que mil poemas escritos. O sentimento é eternizado. Mas não obrigada a permanência. Eu posso continuar te querendo muito bem, mas hoje não te vejo caber nas minhas linhas e não me caibo em seus ideais. Nessa hora é melhor ir. Pra que estragar tudo fazendo o outro infeliz por covardia ou gratidão. 

Amor é liberdade. E só faz bem quando ainda acrescenta sorrisos e frescor. Se acinzenta e aborrece está fora do prazo. Não existe felicidade baseada em solidão acompanhada. 
Deu certo. Você foi feliz. Pode não ter sido por uma vida, mas foi por algumas estações. E isso é o que realmente importa. A verdade do momento, a intensidade. O poder olhar para um retrato e se lembrar com carinho de um rosto familiar. É mais valioso que despertar diariamente ao lado de alguém que soa desconhecido. Que o tempo apagou a importância. Entende? 

O "para sempre" é você quem determina. Há muitos finais felizes continuados em novos ares e novas descobertas.

Marcely Pieroni

Conheça o trabalho da Marcely, CLIQUE AQUI

Um comentário: