21 setembro 2016

Depende de você - Por Marcely Pieroni




O relógio já marca quatro e quinze. Eu sei que dali há sessenta minutos vou ter de enfrentar o meu dia, mas estou sem forças e sem sono. A insônia hoje tem nome, peso e ocupa espaço. Como embalar o sono tranquilo se os pensamentos estão todos confusos e desordeiros? Respiro fundo e fecho os olhos.

As coisas eram mais fáceis quando eu cedia sem pensar demais. Quando eu só concordava em seguir a correnteza. Hoje eu busco prescrições sobre os botes salva vidas e se há a possibilidade de inventar um atalho caso algo dê errado. Não confio como antes. Não acredito como antes e não me culpo. A vida tem dessas. A gente se desencontra aqui e logo cria uma muralha invisível que impede o novo de chegar e isso é depreciativo.

Você abre mão da própria felicidade sem se dar contas. É como viver embutida numa história faz de conta que só ganha forças dentro de você para acontecer. Eu preciso dar o primeiro passo e dormir não seria má ideia. O corpo está cansado. A vida não perdoa e a rotina tem engolido o que me sobra de paz. E agora para todo canto que olho só vejo lembranças vivas dos bons momentos que passei emaranhada no seu peito arranhando um sorriso ou um pretexto para não me levantar. A insônia veio lembrar que tudo que fica mal resolvido não se dissolve no tempo.

Ao contrário, cai sobre a cabeça quando a gente menos espera. Eu fico aqui repetindo que tá tudo bem e que logo as coisas se acertam de novo e nada se concretiza. Eu estou destruída por dentro. Fragilizada. Estou acuada entre o sentir e o ter razão. Saber que fiz o meu melhor e que apesar de tudo ainda me sinto atada a ponto de achar que não foi o suficiente. Mania tola de acreditarmos que o outro é sempre o melhor.

Às vezes essa manobra toda foi só para lembrar que ele não cabe, que não preenche e é raso demais para as verdades que quer compartilhar. E isso não é desdenhar. Ao contrário, é dar o direito dele se caber onde se sinta confortável e experimentar fazer o mesmo consigo. Saber que você ainda é mais forte do que já foi um dia e que essa fase cinza é só mais um temporal. Eu sei que não é fácil. O dia logo vai chegar e você vai vestir o sorriso de canto e vai sair sem rumo. Mesmo chorando boca pra dentro para encontrar forças de seguir. Você é assim. Não esquece. A insônia vem com o nome e a cura depende de você. 

Marcely Pieroni 

Nenhum comentário:

Postar um comentário