06 setembro 2016

Vale a pena odiar quem te odeia?







Até pareço ser antipática, confesso. Mas não sei dar sorrisos sem sentimentos e lançar olhares de rejeição. Eu até tento conviver com pessoas que o "santo não bateu", mas é tem horas que me sinto sendo injusta comigo mesma. Não posso trair o meu instinto e muito menos, manter o peso no coração por fazer o que eu não quero. Eu não consigo fazer pra agradar. Eu faço aquilo que eu quero.

Afasto-me de pessoas que querem me usar, sabe? Com certeza você também já passou por isso, e achou que perdeu tempo demais com pessoas que desejavam - bem no fundo - que você perdesse. Para algumas pessoas, a perda do próximo é a sua vitória. Mas não é bem assim. Todos nós sabemos que existe a lei do retorno. Pode demorar, mas ela vem. 

Com esse meu jeito de abrir os braços e sorrir somente para quem me faz bem, sou motivo de fofoca no ninho das cobras. Já rebati muitas das vezes, já joguei piada e deixei o meu deboche pelo ar. 


"Joyce, valeu a pena provocar quem te odeia?"

Não, não valeu a pena.


Porque quando provocamos ou alimentamos o ódio de quem nos odeia, estamos nos igualando a eles. Estamos colocando para dentro de nós, o mesmo sentimento ruim que ele sente. E é um pesadelo viver com esse peso, essa angústia, esse sentimento que não nos deixa respirar em paz. É um sentimento que não nos traz paz.


"Joyce, o que você faz nos dias de hoje?"

Eu apenas ignoro.


Não acredito na frase "gosto dos meus inimigos por perto". Não sou simpática, não quero me tornar amiga e muito menos, que fique próximo. Eu apenas ignoro. Abstraio tudo que possa tirar o meu sorriso e me desequilibrar. Porque na raiva, temos atitudes involuntárias que podemos nos arrepender depois, não é verdade?

Não sou muito de aconselhar, mas posso dizer uma coisa: Se alguém te faz mal, afaste-se. Se é para dirigir a palavra, que seja somente o necessário. Não alimente fofocas e intrigas, não caia na armadilha do inimigo. É isso que ele quer. Enquanto você gritar e se ofender, ele vai aplaudir. Não dê a vitória para ele, faça a sua vitória. Desligue-se dos pensamentos ruins e de pessoas que não querem o seu bem. Não sinta ódio, apenas reze e deixe que Deus faça o trabalho dele.


Vamos viver em paz? Estamos combinados?


Joyce Xavier  




Nenhum comentário:

Postar um comentário